sábado, 23 de julho de 2011

Pessoas - a maior solução ou o maior problema?




Atualmente, vemos muitos líderes "coçando a cabeça" para resolver problemas nas empresas que muitas vezes poderiam ser evitados se as pessoas deixassem de lado "o jogo da vaidade".


A grande maioria dos problemas que vemos nas empresas hoje não são de ordem técnica e sim pessoal, de relacionamento, e o tempo gasto para resolvê-los é infelizmente, muito alto.


É o fulano que não vai com a cara do outro ou sente inveja e por isso boicota o serviço ou as solicitações, é o ciclano que acha que é o "rei da cocada preta" e pode fazer o que quiser, quando quiser e como quiser, é o beltrano que manda mas não manda coisa nenhuma e fica na politicagem o dia inteiro, é o grego que falou mal do fulano, o troiano que sempre quer comprar a briga do outro e não tem nada a ver com o assunto, e haja paciência, energia e equilíbrio para resolver tudo isso; sem contar a grande platéia de funcionários que ficam assistindo tudo isso e criticando, aplaudindo, cobrando alguma atitude, e vendo rios de dinheiro indo pelo ralo...


As pessoas podem ser a maior solução, por que em toda empresa, por menor ou maior que seja, e em qualquer ramo, são elas que trazem o resultado. Agora, como gerenciar esse emaranhado de problemas?


Atitude. Todos o grandes líderes do mundo eram pessoas de atitude, independente da situação é a sua atitude enquanto líder é que fará a diferença para resolução dos problemas; o líder pode ter na equipe pessoas que não vão com a sua cara ou ele mesmo não ir com a cara de alguém, mas a atitude profissional deve prevalecer, sendo imparcial, honesto, e coerente; pode haver pessoas que queiram fazer o que quer, a hora que quer e como quer, porém o bom líder deve saber situar essa pessoa para o que ela pode e deve fazer, o bom líder influencia para todos os lados, ou seja, os seus liderados, os seus pares e também os seus superiores, tarefa que não é fácil, mas é sua atribuição, e por isso está lá. O bom líder deve identificar quem são os multiplicadores que influenciam a equipe inteira e tê-los do seu lado para multiplicar as boas práticas e assim, a platéia que assiste todas essas situações enxergue nele a verdadeira liderança, senso de justica e coerência.


Se você quer que as pessoas sejam a solução do seu negócio você deve colocá-las em primeiro lugar na sua lista de prioridades, integrar, treinar, entender, desenvolver, acompanhar, cobrar, elogiar, e, reparou que tudo isso é atitude?


As pessoas podem ser a maior solução ou o maior problema do seu negócio, depende da atitude que você tem diante das situações.










Nenhum comentário: