A aprendizagem social, também conhecida como observação, imitação ou cópia, onde vemos que o comportamento é copiado à partir da observação do comportamento de uma outra pessoa, ou seja, ele é influenciado; as crianças são os maiores alvos desse tipo de aprendizagem, a regra do "faço o que eu digo, mas não faça o que eu faço", não tem nenhum valor e não existe na mente dela; exatamente como ela viu, ela vai fazer, isto se deve ao fato de querer ser igual ao adulto e se ele por sua vez leva alguma vantagem nesse comportamento, com certeza a criança vai imitá-lo.
Vemos muitos exemplos na sociedade onde pais que são viciados em drogas ou bebidas alcoólicas, que apresentam um comportamento violento, incoerente, desrespeitoso, fora da lei, da ética e da moral acabam por fazer os filhos terem o mesmo comportamento mesmo que contra a própria vontade.
A própria TV é responsável por boa parte do comportamento agressivo da criança, ela vê esse comportamento nos desenhos animados, onde o personagem que é legal sempre se dá bem fazendo algum tipo de malandragem ou prejudicando alguém, ele é sempre violento, possui armas de fogo, bate, espanca, e, então é isso que a criança vai aprender e praticar quando estiver com seus amigos, vizinhos e com a família; tudo isso e ainda sem nos aprofundarmos sobre o desenvolvimento precoce e o forte apelo à sexualidade nas músicas e programações.
Não temos somente maus exemplos, temos também o bom exemplo da criança que vai à escola, assiste bons programas educativos, tem boas referências em casa e na sociedade, e o seu comportamento acaba por ser influenciado positivamente, e isso é muito bom, o fato é que o aprendizado acontece, quer seja bom ou ruim.
Nas empresas temos a mesma situação; quem já ouviu o ditado que diz: "a equipe é reflexo do líder"...? E, isso nos mostra que os colaboradores de uma determinada empresa ou departamento geralmente tem o mesmo comportamento e atitudes que o seu chefe, ou seja, é observado e copiado.
Quando o líder tem uma boa gestão, voltada para as pessoas acima de tudo, administra e entende bem do negócio; a equipe responde bem à essa liderança, e aí todos saem ganhando.
Os melhores modelos à serem seguidos em qualquer circunstãncia são aqueles que são pautados na coerência, nos valores da ética e da moral, que haja interação e onde haja também a diversidade, pois um ambiente assim se torna rico e progride.
Nenhum comentário:
Postar um comentário