domingo, 10 de outubro de 2010

Percepção

Olhando para essas formas, pergunto: São iguais?

Por um instante você pode responder: "Não, não são iguais..."

Agora olhe novamente para as figuras, e imagine a mesma forma de ângulos diferentes de visão: diagonal, de cima, e de lado; e agora, são iguais? Certamente sim, porém, se olhássemos as formas sem termos as dicas de visualização, provavelmente prevaleceria a opinião de que elas são diferentes.

No mundo corporativo vemos essa diferença de percepção acontecer diariamente, o funcionário enxergando algo, tem a sua percepção, e a sua opinião, o gestor, consegue enxergar a mesma situação já por um outro lado, daí também gera a sua percepção e opinião, e uma terceira pessoa pode enxergar a mesma situação por um outro lado, ter uma nova percepção, essa pessoa pode ser o dono, o cliente, o colega de trabalho, etc., criando também a sua percepção sobre o assunto; ambos estão enxergando a mesma coisa, mas as suas percepções estão estimuladas por seus interesses, experiências, e valores.

É sempre importante o gestor ter uma visão universal das situações, o que está claro, para ele, pode não estar muito claro para o funcionário ou para o cliente; precisa-se respeitar as limitações e desenvolver essa visão apurada das coisas, para que todos consigam perceber tudo o que engloba a situação.

Como está a sua percepção?

Nenhum comentário: