terça-feira, 28 de dezembro de 2010

É hora do Novo!


Mais um ano se passou, e nesse ano aprendemos muitas coisas, ficamos felizes, tristes, sentimos várias emoções, trabalhamos duro, refletimos, ensinamos, etc...

O tempo não para... e por isso desejo à todos os meus amigos, seguidores e internautas um 2011 repleto de alegrias, saúde, aprendizado, e prosperidade!

É hora do Novo! Nova Vida! Dê a volta por cima! Seja Feliz!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

As três maiores interrogações da vida...


Muitos e muitos anos atrás, um poderoso e rico monarca, em busca de caminhos para a sabedoria, saiu em viagem para encontrar resposta para as três maiores interrogações de sua vida. Eram as seguintes:

- Qual o momento mais importante na vida de um homem?

- Qual a pessoa mais importante na vida de um homem?

- Qual a tarefa mais importante a ser feita?

Então, após anos de penosa busca e de mil e uma peripécias, nosso herói encontrou um velho sábio no topo de uma montanha, que lhe respondeu:

- O mais importante é sempre o momento presente.

- A pessoa? A mais importante é a que está a nossa frente.

- Quanto à tarefa, a mais importante é fazer essa pessoa feliz!

Associando a lenda com o mundo dos negócios, podemos dizer:

- O momento presente é qualquer momento em que o cliente entra em contato com a empresa.

- A pessoa que está à nossa frente é um cliente (interno ou externo).

- Fazer a pessoa feliz é satisfazer plenamente os clientes.

domingo, 10 de outubro de 2010

Percepção

Olhando para essas formas, pergunto: São iguais?

Por um instante você pode responder: "Não, não são iguais..."

Agora olhe novamente para as figuras, e imagine a mesma forma de ângulos diferentes de visão: diagonal, de cima, e de lado; e agora, são iguais? Certamente sim, porém, se olhássemos as formas sem termos as dicas de visualização, provavelmente prevaleceria a opinião de que elas são diferentes.

No mundo corporativo vemos essa diferença de percepção acontecer diariamente, o funcionário enxergando algo, tem a sua percepção, e a sua opinião, o gestor, consegue enxergar a mesma situação já por um outro lado, daí também gera a sua percepção e opinião, e uma terceira pessoa pode enxergar a mesma situação por um outro lado, ter uma nova percepção, essa pessoa pode ser o dono, o cliente, o colega de trabalho, etc., criando também a sua percepção sobre o assunto; ambos estão enxergando a mesma coisa, mas as suas percepções estão estimuladas por seus interesses, experiências, e valores.

É sempre importante o gestor ter uma visão universal das situações, o que está claro, para ele, pode não estar muito claro para o funcionário ou para o cliente; precisa-se respeitar as limitações e desenvolver essa visão apurada das coisas, para que todos consigam perceber tudo o que engloba a situação.

Como está a sua percepção?

domingo, 26 de setembro de 2010

Motivação x Aprendizagem


Quando uma pessoa deseja aprender algo que influenciará positivamente na sua vida pessoal ou profissional, neste momento está motivada à aprender por causa do resultado que posteriormente terá, ou seja, a motivação está ligada à seus ideais, seus projetos, sua visão de mundo; a motivação está ligada à autoconsciência da pessoa.

Quando há o reforço positivo, ou seja, benefícios da prática aprendida, automaticamente a pessoa motiva-se ainda mais ao aprendizado, pois tem lhe dado resultados imediatos. Quando alguém é elogiado por uma prática, "massageamos o ego" dela nesse momento, lhe dá satisfação, e, é natural do ser humano procurar momentos de satisfação, portanto, buscará novos elogios.

Uma das missões mais importantes do líder é motivar a sua equipe, e quando digo motivar não é somente o líder elogiar, mas, facilitar o processo de aprendizagem do liderado, o líder "não dá o peixe", o bom líder "ensina a pescar", à colocar todas as suas energias em busca do resultado esperado, e quando o colaborador percebe que isto acontece, e, que é o melhor para ele, automaticamente se sente motivado.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dê sentido ao seu trabalho


Três pedreiros preparavam tijolos em uma construção. Um homem que passava aproximou-se do primeiro e perguntou:

- O que está fazendo, meu amigo?

- Tijolos... - respondeu secamente.

Dirigindo-se ao segundo pedreiro, o homem perguntou-lhe a mesma coisa.

- Trabalhando pelo meu salário... - foi a resposta.

Para o terceiro pedreiro, o passante fez ainda a mesma pergunta:

- O que está fazendo, meu amigo?

Fitando o estranho com alegria, o operário, respondeu com entusiasmo:

- Costruindo uma catedral!


As pessoas trabalham mais comprometidas, motivadas e felizes quando enxergam um ideal. Mais que executar uma tarefa e receber um salário, os funcionários precisam compreender que "catedral" estão construindo com seu trabalho.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Fixe a atenção nas coisas boas


Um casal estava num restaurante fazendo um balanço do ano que havia passado. Durante o jantar, o homem começou a reclamar de algo que não tinha ocorrido como ele desejava. Refletindo, a mulher olhava fixamente para a árvore de Natal que enfeitava o restaurante. Como o homem achou que a esposa não estava interessada na conversa, mudou de assunto dizendo:

- Que bela iluminação a dessa árvore, hein!

- É verdade - disse a mulher - Mas, se você reparar bem, no meio dessas dezenas de lâmpadas há uma que está queimada. Ela me lembra você. Em vez de ver as dezenas de coisas boas que aconteceram no ano que passou, você está fixando seu olhar na única lâmpada que não iluminou nada.

Assim também acontece com muitos gerentes, quando avaliam o desempenho de seus funcionários: só enxergam e se fixam em um único ponto negativo da pessoa, esquecendo todas as virtudes e os trabalhos bem feitos realizados por ela durante o ano.

terça-feira, 31 de agosto de 2010


"Não basta saber, é preciso aplicar; não basta querer, é preciso também agir..."

(Goethe)

domingo, 15 de agosto de 2010

O importante é começar...


É curioso observar como a vida na empresa muda depois que ela passa trabalhar sintonizada com os conceitos de qualidade, implantando uma gerência mais participativa, valorizando idéias e sugestões dos funcionários, definindo responsabilidades de forma mais clara para todos. Mas isso não acontece da noite para o dia. É preciso entender que, embora esse seja o caminho certo a ser trilhado, os resultados não são imediatos. O essencial é dar o primeiro passo e continuar promovendo a melhoria contínua.

Observe estas verdades: A mais longa caminhada só é possível passo a passo... O mais belo livro do mundo foi escrito letra a letra... Os milênios se sucedem segundo a segundo... As mais violentas cachoeiras se formam de pequenas fontes... Não fossem as gotas, não existiriam as chuvas... A mais bela construção não se teria efetuado não fosse o primeiro tijolo...

O processo de mudança não é fácil nem rápido, mas vale a pena tentar!

Vamos lá, não perca a oportunidade. Transforme gradualmente sua empresa, sua vida; introduzindo pouco a pouco os conceitos da qualidade.

domingo, 8 de agosto de 2010

Entenda a linguagem corporativa


Entenda a linguagem do mundo corporativo... que tal um dicionário corporativês? Vamos lá...


Absenteísmo: Falta constante ao trabalho por parte do empregado, ou sua ausência devido à problemas de saúde.



Benchmark: Parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas.


Downsizing: Redução no número de funcionários da empresa.


Feedback: É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate papo deve ser sempre o comportamento do liderado, nunca a pessoa.


Follow-up: Dar prosseguimento à uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram.


Gap: Intervalo


Insight: Percepção, estalo. Momento em que novas idéias surgem.


Networking: Construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação.


Stakeholders: Parte/ grupos que estão diretamente interessados na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade.


em breve tem mais...



domingo, 1 de agosto de 2010

O líder também desmotiva a equipe



Quando vamos à uma palestra, treinamento, ou lemos livros e revistas, aprendemos várias coisas sobre gestão que podemos fazer para motivar à equipe; agora, fica uma pergunta: "O que fazemos e que desmotiva a equipe?"


A falta de reconhecimento pelo bom trabalho, a falta ou uso incorreto do feedback, não estimular novas idéias e a criatividade dos colaboradores, quando há o individualismo e a busca somente por interesses próprios e não os da equipe, não ouvir e não estar acessível, a má comunicação, tudo isso são fatores que podem fazer o líder desmotivar a equipe.


Se a afirmativa que o papel do líder é conseguir influenciar as pessoas para atingirem um certo objetivo é certa, se estas estiverem desmotivadas, dificilmente a equipe chegará a algum resultado positivo. Pense nisso.

domingo, 25 de julho de 2010

domingo, 11 de julho de 2010

O melhor momento para ser feliz


Um sujeito estava caindo num barranco e se agarrou às raízes de uma árvore. No alto do barranco, havia um urso imenso querendo devorá-la. O urso rosnava, babava e mostrava os dentes. Embaixo, prontas para engolí-lo quando caísse, estavam nada menos que seis onças. As onças embaixo, o urso em cima... Sentido-se perdido, o homem olhou para o lado e viu um morango vermelho, lindo. Num esforço supremo, sustentou-se apenas com a mão direita e com a esquerda pegou o morango. Então levou-o à boca e deliciou-se com o sabor doce e suculento da fruta. Foi um prazer supremo comer aquele morango.
Aí você pergunta: "Mas e o urso?". Ora, dane-se o urso e coma o morango! "E as onças?" Esqueça as onças e coma o morango! Sempre existirão ursos querendo nos devorar a cabeça e onças prontas para arrancar nossos pés. Ainda assim, precisamos saber sempre comer morangos. Você pode dizer "Mas eu tenho tantos problemas para resolver...!" Os problemas, no entanto, não impedem ninguém de ser feliz, nem na empresa nem na vida pessoal. Coma o morango. Pode não haver outra oportunidade como essa. Saboreie os bons momentos. Não os deixe para depois. O melhor momento para ser mais produtivo e mais feliz é agora.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Você gosta do que você faz?




Vemos nos dia a dia, pessoas cada vez mais ocupadas e estressadas com o trabalho que exercem, pessoas que ficam às vezes até mesmo com o estado de saúde comprometido, devido às pressões, e covenhamos, há pressão de todos os lados, do trabalho, da família, da sociedade, dos amigos, etc., e no mundo competitivo que vivemos hoje, muitas dessas pessoas acabam optando por uma profissão que lhe dão renda para viver, mas, nem sempre é aquilo que a pessoa gosta de fazer.




É normal hoje em dia ouvirmos a seguinte afirmação: "Eu tenho que mudar de vida...", "Eu odeio o meu trabalho...", "Isso não é vida...", etc., ou seja, pessoas insatisfeitas com aquilo que faz e que podem deixar este sentimento ficar claro nas suas atitudes quando está no trabalho, e quando esta pessoa exerce um cargo de chefia ou tem relacionamento com o público, este problema fica ainda maior.




É importante gostar do que faz, e quando essa afirmativa é verdadeira, a pessoa faz o seu trabalho com satisfação, vontade, torna-se uma pessoa inovadora, procura sempre fazer o melhor; ela cresce pessoalmente e profissionalmente, e o reconhecimento é o seu maior salário.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Muito mais gestão...


Em minha primeira postagem no novo blog, gostaria de fazer alguns agradecimentos: à Deus à quem devo a vida, à minha esposa Vilma, pelo companheirismo, paciência e amor, aos meus pais, familiares e amigos que me depositaram a sua confiança.

Espero poder ajudá-los com o conteúdo deste blog a partir de hoje, semanalmente, adicionando as minhas peças neste grande quebra-cabeça.

Sejam bem vindos!