domingo, 26 de setembro de 2010

Motivação x Aprendizagem


Quando uma pessoa deseja aprender algo que influenciará positivamente na sua vida pessoal ou profissional, neste momento está motivada à aprender por causa do resultado que posteriormente terá, ou seja, a motivação está ligada à seus ideais, seus projetos, sua visão de mundo; a motivação está ligada à autoconsciência da pessoa.

Quando há o reforço positivo, ou seja, benefícios da prática aprendida, automaticamente a pessoa motiva-se ainda mais ao aprendizado, pois tem lhe dado resultados imediatos. Quando alguém é elogiado por uma prática, "massageamos o ego" dela nesse momento, lhe dá satisfação, e, é natural do ser humano procurar momentos de satisfação, portanto, buscará novos elogios.

Uma das missões mais importantes do líder é motivar a sua equipe, e quando digo motivar não é somente o líder elogiar, mas, facilitar o processo de aprendizagem do liderado, o líder "não dá o peixe", o bom líder "ensina a pescar", à colocar todas as suas energias em busca do resultado esperado, e quando o colaborador percebe que isto acontece, e, que é o melhor para ele, automaticamente se sente motivado.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dê sentido ao seu trabalho


Três pedreiros preparavam tijolos em uma construção. Um homem que passava aproximou-se do primeiro e perguntou:

- O que está fazendo, meu amigo?

- Tijolos... - respondeu secamente.

Dirigindo-se ao segundo pedreiro, o homem perguntou-lhe a mesma coisa.

- Trabalhando pelo meu salário... - foi a resposta.

Para o terceiro pedreiro, o passante fez ainda a mesma pergunta:

- O que está fazendo, meu amigo?

Fitando o estranho com alegria, o operário, respondeu com entusiasmo:

- Costruindo uma catedral!


As pessoas trabalham mais comprometidas, motivadas e felizes quando enxergam um ideal. Mais que executar uma tarefa e receber um salário, os funcionários precisam compreender que "catedral" estão construindo com seu trabalho.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Fixe a atenção nas coisas boas


Um casal estava num restaurante fazendo um balanço do ano que havia passado. Durante o jantar, o homem começou a reclamar de algo que não tinha ocorrido como ele desejava. Refletindo, a mulher olhava fixamente para a árvore de Natal que enfeitava o restaurante. Como o homem achou que a esposa não estava interessada na conversa, mudou de assunto dizendo:

- Que bela iluminação a dessa árvore, hein!

- É verdade - disse a mulher - Mas, se você reparar bem, no meio dessas dezenas de lâmpadas há uma que está queimada. Ela me lembra você. Em vez de ver as dezenas de coisas boas que aconteceram no ano que passou, você está fixando seu olhar na única lâmpada que não iluminou nada.

Assim também acontece com muitos gerentes, quando avaliam o desempenho de seus funcionários: só enxergam e se fixam em um único ponto negativo da pessoa, esquecendo todas as virtudes e os trabalhos bem feitos realizados por ela durante o ano.