terça-feira, 31 de agosto de 2010


"Não basta saber, é preciso aplicar; não basta querer, é preciso também agir..."

(Goethe)

domingo, 15 de agosto de 2010

O importante é começar...


É curioso observar como a vida na empresa muda depois que ela passa trabalhar sintonizada com os conceitos de qualidade, implantando uma gerência mais participativa, valorizando idéias e sugestões dos funcionários, definindo responsabilidades de forma mais clara para todos. Mas isso não acontece da noite para o dia. É preciso entender que, embora esse seja o caminho certo a ser trilhado, os resultados não são imediatos. O essencial é dar o primeiro passo e continuar promovendo a melhoria contínua.

Observe estas verdades: A mais longa caminhada só é possível passo a passo... O mais belo livro do mundo foi escrito letra a letra... Os milênios se sucedem segundo a segundo... As mais violentas cachoeiras se formam de pequenas fontes... Não fossem as gotas, não existiriam as chuvas... A mais bela construção não se teria efetuado não fosse o primeiro tijolo...

O processo de mudança não é fácil nem rápido, mas vale a pena tentar!

Vamos lá, não perca a oportunidade. Transforme gradualmente sua empresa, sua vida; introduzindo pouco a pouco os conceitos da qualidade.

domingo, 8 de agosto de 2010

Entenda a linguagem corporativa


Entenda a linguagem do mundo corporativo... que tal um dicionário corporativês? Vamos lá...


Absenteísmo: Falta constante ao trabalho por parte do empregado, ou sua ausência devido à problemas de saúde.



Benchmark: Parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas.


Downsizing: Redução no número de funcionários da empresa.


Feedback: É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate papo deve ser sempre o comportamento do liderado, nunca a pessoa.


Follow-up: Dar prosseguimento à uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram.


Gap: Intervalo


Insight: Percepção, estalo. Momento em que novas idéias surgem.


Networking: Construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação.


Stakeholders: Parte/ grupos que estão diretamente interessados na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade.


em breve tem mais...



domingo, 1 de agosto de 2010

O líder também desmotiva a equipe



Quando vamos à uma palestra, treinamento, ou lemos livros e revistas, aprendemos várias coisas sobre gestão que podemos fazer para motivar à equipe; agora, fica uma pergunta: "O que fazemos e que desmotiva a equipe?"


A falta de reconhecimento pelo bom trabalho, a falta ou uso incorreto do feedback, não estimular novas idéias e a criatividade dos colaboradores, quando há o individualismo e a busca somente por interesses próprios e não os da equipe, não ouvir e não estar acessível, a má comunicação, tudo isso são fatores que podem fazer o líder desmotivar a equipe.


Se a afirmativa que o papel do líder é conseguir influenciar as pessoas para atingirem um certo objetivo é certa, se estas estiverem desmotivadas, dificilmente a equipe chegará a algum resultado positivo. Pense nisso.